"Você é o que escolhe ser. Escolha o amor." Isha



segunda-feira, 5 de março de 2012

Vítima versus criador: respostas a situações reais



Texto extraído do livro Vivir para volar de Isha (ainda sem versão em Português), quadro das pág. 35 a 39.




Há muitas situações onde é fácil ver a diferença entre a resposta de uma vítima e a de um criador. Os seguintes exemplos podem lhe ajudar a ser mais consciente de sua própria atitude de vítima e começar a tomar novas decisões:


Relações

Resposta de uma vítima
Você não está me fazendo feliz. Necessito que você me ame para sentir que eu valho.

Resposta de um criador
Alegro-me dando a você. Quero lhe servir para que você seja o melhor que possa ser, assim como eu estou comprometido em ser o melhor de mim. Eu me abro a receber seu amor e o mereço.


Perdas

Resposta de uma vítima
Por que todas as coisas ruins me acontecem? Não posso ser feliz porque as circunstâncias externas não me permitem. Se tivesse melhores oportunidades, poderia sentir-me pleno ou realizaria meu potencial.

Resposta de um criador
Abraços as coisas que me acontecem em minha vida como oportunidades para crescer. Confio que inclusive as coisas que não quero que aconteçam me estão trazendo o melhor. Entrego-me ao que é e fluo com o que vem. Minha alegria está em abraçar e desfrutar e não em resistir e queixar-me.


Falta

Resposta de uma vítima
Não tenho suficiente tempo/dinheiro/apoio.

Resposta de um criador
Se estou totalmente presente, percebo que tenho tudo o que necessito em cada momento. Estou aberto a apreciar a abundância que flui sempre até mim.


Dar

Resposta de uma vítima
Tenho que tomar porque não tenho suficiente. As pessoas querem tirar o que tenho, por isso tenho que protegê-lo.

Resposta de um criador
Estou aqui para servir, é minha alegria dar desde a abundância que tenho dentro de mim. Ao dar, recebo, porque dou a mim mesmo. Quanto mais dou, mais recebo.


Confiança

Resposta de uma vítima
No passado quando confiei me decepcionaram. Sempre espero que as coisas saiam mal.

Resposta de um criador
A confiança vem de confiar. Escolher confiar é reflexo de minha integridade: não depende do resultado externo. Se eu confio, eu ganho, qualquer que seja o resultado porque estou confiando em mim mesmo.


Cometendo “um erro”

Resposta de uma vítima
Não foi minha culpa. Tenho que lhe explicar porque não foi minha culpa. Tenho que lhe convencer de minha desculpa. Não assumo a responsabilidade de meus atos.

Resposta de um criador
Eu sou responsável por tudo: se cometo um erro, o utilizo como uma oportunidade para aprender e escolher diferente na próxima vez. Eu não defendo, estou disposto a escutar para poder evoluir.


Amizade

Resposta de uma vítima
Como sou seu amigo e estou para lhe apoiar, você me deve. Dou tanto a você que agora é você quem tem que me dar.

Resposta de um criador
Dou sem condições e estou aberto a receber. Sou vulnerável com você e escuto sem resistência ao que tem que me dizer, porque o amor não necessita de defesa.


Reconhecimento

Resposta de uma vítima
Necessito ser reconhecido, necessito sua aprovação. Se você não me aprova, me invalida. Não posso me valorizar se não me apreciam.

Resposta de um criador
Valorizo-me, a integridade de minhas ações me preenche de satisfação. Se experimento uma desavença no externo, vou para dentro para ver como isso me faz sentir e tomo consciência disso em mim. Meu sentido de autoestima se baseia em minha experiência interna da consciência, que não depende das opiniões mutantes daqueles que me rodeiam.


Ação

Resposta de uma vítima
Tudo é sentido como um esforço. Recebo qualquer pedido com resistência. Tomo atalhos no que posso por preguiça. A mediocridade marca minhas ações.

Resposta de um criador
Eu digo sim a tudo. A excelência marca minhas ações e encontro alegria em dar o melhor de mim mesmo, evoluindo com constância.


Responsabilidade

Resposta de uma vítima
Eu não sou responsável pelas coisas que me acontecem.

Resposta de um criador
Eu sou responsável por meu universo.


Tradução: Fabiana Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário